quinta-feira, 2 de outubro de 2014

VERBENAS DE CHEIRO


O género Lippia pertence à família das verbenas e contém cerca de 200 espécies. Aqui estão alguns exemplos de Lippias com aromas diferentes e todas apresentam propriedades medicinais que se destacam.


Lippia citriodora syn Aloysia triphylla

PESSEGUEIRO-INGLÊS, ERVA-LUÍSA, LÚCIA-LIMA
 
 As folhas deste arbusto têm um aroma citrino devido ao seu conteúdo em citral, o mesmo óleo produzido pelos limões. O chá preparado sob a forma de infusão, é  usado para tratar problemas gastrointestinais, bronquite, tosse, catarro. Possui também propriedade sedativas.
 
Lippia javanica


Também conhecida como "Fever tea" ou "Lemon bush", a planta é indígena da África do Sul.
 O chá das folhas é usado com frequência para tratar problemas respiratórios, 
febre, infeções pulmonares e malária. É também usada em rituais nas tribos Masai.
 
 


Lippia polystachia syn Aloysia polystachia

MENTA DA ARGENTINA

É originária do Paraguai e Argentina, onde é usada na medicina tradicional. Apesar do aroma das folhas se assemelhar à hortelã pimenta, a composição química é diferente. O chá das folhas usa-se para tratar problemas gastrointestinais, vómitos, náuseas e tem também uma acção sedativa.
 

Lippia dulcis syn Phylla dulcis

ERVA-DOCE-DOS-AZTECAS
 
Com origem na América do Sul, esta planta tem um aroma a cânfora. O sabor das folhas e flores é extremamente doce. Era usada pelos Aztecas como adoçante e como planta medicinal para tratar tosse, gripe, constipações e outros problemas respiratórios.
 
  

 

Sem comentários :

Enviar um comentário