domingo, 14 de setembro de 2014

MENTAS


Existem cerca de 25 espécies e 600 variedades de mentas. As espécies mais importantes em termos comerciais são a Mentha x piperita e a Mentha spicata . Outras espécies com menos interesse comercial são a Mentha aquatica e Mentha longifolia. Estas espécies deram origem a centenas de variedades com diferentes aromas e sabores.


Mentha x piperita

                                                       HORTELÃ-PIMENTA

A hortelã-pimenta é um híbrido natural resultante do cruzamento entre a Mentha spicata e Mentha aquatica. Já é usada como planta medicinal desde o século XVIII para tratar diferentes problemas de saúde, em especial doenças que envolvem o sistema digestivo.


Mentha spicata ou Mentha viridis
HORTELÃ-DE-LEITE

Spearmint é como se chama em inglês devido à forma lanceolada das folhas. É muito usada na culinária na preparação de molhos para servir com batatas, em geleia acompanha borrego e  é muito comum na preparação de bebidas.



Mentha spicata var. 'Nana'
HORTELÃ-MARROQUINA
ou MENTA-DO MAGHREB

Tem aroma e sabor semelhante à hortelã-de-leite mas as folhas são mais pequenas. Esta é a planta usada  na preparação tradicional chá marroquino.






Mentha x piperita f. citrata 'Lavender'
MENTA-DE-ALFAZEMA

A melhor forma de identificar esta menta é pelo aroma intenso a alfazema. Uma outra característica é apresentar nas margens das folhas uma  cor acastanhada.






Mentha x piperita f. 'citrata' 
   
            MENTA
 ÁGUA-DE-COLÓNIA


As folhas são muito luzidias com perfume citrino.






Mentha x piperita f. citrata 'chocolate'
MENTA CHOCOLATE

Não cheira propriamente a chocolate, mas lembra o recheio dos afamados '"After eight".







Mentha x piperita 'Strawberry'

MENTA-DE-MORANGO

O cheiro intenso a morango quando tocamos nas folhas, não deixa margem para erro na identificação desta planta.





Mentha suaveolens 'variegata'
MENTA-DE-ANANÁS

É um 'cultivar' da menta de maçã, que se caracteriza pelas folhas aveludadas e arredondadas. Tem aroma a fruta, mas o cheiro a ananás nem sempre é fácil de reconhecer.





Menta arvensis 'Banana'
 MENTA-DE-BANANA

A Menta arvensis, que deu origem a esta variedade, é a principal fonte do óleo de menta que encontramos nos mais variados produtos, desde a pasta de dentes à pastilha elástica.




 Mentha Polegium
     POEJOS

Os poejos e a menta aquática têm aroma muito forte e fresco, semelhante ao mentol da hortelã-pimenta, mas o óleo produzido por estas plantas apresenta características medicinais diferentes.





Menta dos cavalos - Mentha longifolia
 Esta menta tem as folhas compridas e por isso se chama "longifolia". O cheiro das folhas não é dos mais agradáveis, lembrando de certa forma o cheiro característico dos estábulos dos cavalos. Por isso, quando procuramos menta para culinária, esta planta é na maior parte das vezes esquecida.




Sem comentários :

Enviar um comentário