Existem cerca de 25 espécies e 600 variedades de mentas. As espécies mais importantes em termos comerciais são a Mentha x piperita e a Mentha spicata . Outras espécies com menos interesse comercial são a Mentha aquatica e Mentha longifolia. Estas espécies deram origem a centenas de variedades com diferentes aromas e sabores.
Mentha spicata ou Mentha viridis |
Spearmint é como se chama em inglês devido à forma lanceolada das folhas. É muito usada na culinária na preparação de molhos para servir com batatas, em geleia acompanha borrego e é muito comum na preparação de bebidas.
HORTELÃ-MARROQUINA
ou MENTA-DO MAGHREB
Tem aroma e sabor semelhante à hortelã-de-leite mas as folhas são mais pequenas. Esta é a planta usada na preparação tradicional chá marroquino.
Mentha x piperita f. citrata 'Lavender' |
MENTA-DE-ALFAZEMA
A melhor forma de identificar esta menta é pelo aroma intenso a alfazema. Uma outra característica é apresentar nas margens das folhas uma cor acastanhada.
Mentha x piperita f. 'citrata' |
MENTA
ÁGUA-DE-COLÓNIA
As folhas são muito luzidias com perfume citrino.
As folhas são muito luzidias com perfume citrino.
MENTA CHOCOLATE
Não cheira propriamente a chocolate, mas lembra o recheio dos afamados '"After eight".
O cheiro intenso a morango quando tocamos nas folhas, não deixa margem para erro na identificação desta planta.
MENTA-DE-ANANÁS
Mentha suaveolens 'variegata' |
É um 'cultivar' da menta de maçã, que se caracteriza pelas folhas aveludadas e arredondadas. Tem aroma a fruta, mas o cheiro a ananás nem sempre é fácil de reconhecer.
MENTA-DE-BANANA
A Menta arvensis, que deu origem a esta variedade, é a principal fonte do óleo de menta que encontramos nos mais variados produtos, desde a pasta de dentes à pastilha elástica.
Mentha Polegium |
Os poejos e a menta aquática têm aroma muito forte e fresco, semelhante ao mentol da hortelã-pimenta, mas o óleo produzido por estas plantas apresenta características medicinais diferentes.
Menta dos cavalos - Mentha longifolia |
Sem comentários :
Enviar um comentário